NÚMEROS NATURAIS: O surgimento dos números

 Números naturais

O conjunto dos números naturais são denotados por N.

Assim temos: N = {0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7...}

Os números naturais surgiram da necessidade do homem em contar. Mas no inicio não existiam os números, então como esses homens faziam para contar?

Eles utilizavam pedras, nós em corda ou até mesmo marcas em ossos.


Fonte: http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/hiperdoc/ossos.jpg

O surgimento dos números

Nesse contexto, foi utilizando - se desses meios que eram contados seus objetos.

Exemplo:  O homem que tinha um rebanho de ovelhas colocava dentro de um alforje (uma bolsa grande divida em dois compartimentos) pedras. Ou seja, para cada cabeça de ovelha ele colocava dentro do alforje uma pedra. E era dessa forma que ele sabia a quantidade de cabeças de ovelhas que ele tinha.

Mas vale lembrar que eles ainda não conheciam os números, então o meio de contar era por comparação.

Por exemplo: Dois homens que quisessem descobrir qual deles tinha mais cabeça de gado. Para isso eles iam tirando as pedras do alforje (Quando um tirava uma pedra, o outro também tirava do seu alforje a pedra), assim ao chegar ao final, aquele que possuía mais cabeças de gado ficaria ainda com pedras no alforje e o que tivesse menos cabeças, acabaria suas pedras primeiro.

E com o passar dos tempos, o homem foi desenvolvendo símbolos para representar os números naturais: Numerais Egípcios; numerais Romanos; numerais Gregos Áticos; numerais Sino Japonês; sistema de numeração Indo-Arábico (Utilizado por nós atualmente); entre outros. 

Os primeiros números Egípcios
fonte: Teoria dos Números para Professores do Ensino Fundamental - Edward S. Wall (Pág. 25)


Numerais Romanos
fonte: Teoria dos Números para Professores do Ensino Fundamental - Edward S. Wall (Pág. 26)


Numerais Gregos áticos
fonte: Teoria dos Números para Professores do Ensino Fundamental - Edward S. Wall (Pág. 26)


Numerais Sino Japonês
fonte: Teoria dos Números para Professores do Ensino Fundamental - Edward S. Wall (Pág. 26)

E temos atualmente a utilização dos sistema de numeração Indo-arábico (porque foram os árabes que aperfeiçoaram e levaram esse sistema para todo o mundo).

Esse sistema foi criado há milhares de anos pelo povo indiano (hindus). Então você está se perguntando, "mas não foi dito anteriormente que foram os Árabes? " Não, o povo Indiano criou esse sistema de numeração e os Árabes aperfeiçoaram depois.

Além disso vale comentar aqui que apenas no século VI é que se foi criado um símbolo que representasse o número zero, até então havia representação para símbolos diferentes para representar as quantidades de 1 a 9. E, inicialmente o símbolo utilizado para representar o número zero era um ponto ou um pequeno círculo.

Somente, a partir do século VIII, os árabes passaram a adotar o Sistema de Numeração Hindu, por ser prático e facilitar os cálculos.

Assim, quando eles povoaram o norte da África e parte da Espanha, os árabes ocidentais introduziram os símbolos hindus, dando origem aos símbolos que conhecemos hoje, os símbolos indo-arábicos, e ao sistema de numeração conhecido como Sistema de Numeração Decimal.

Para finalizar, vale ressaltar que os símbolos indo-arábico também são conhecidos como algarismos. E, obviamente, os primeiros números a surgirem fora os números naturais.


Referências bibliográficas:

Esse post teve como referência - além do livro já citado - a Vídeo aula 1 (2° semestre de 2022) do curso de Licenciatura em Matemática da UNIVESP.  

Além disso, teve também como referência a publicação no site da Info Escola (Acessado em 14/10/2022): https://www.infoescola.com/matematica/sistema-de-numeracao-decimal/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio de matemática básica: Os filhos

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE: Descubra se a divisão vai ser exata ou não

MATEMÁTICA BÁSICA: Juros simples e Juros compostos (Fórmulas e onde são aplicados)